A importância do aço para economia do Brasil

A importância do aço para economia do Brasil

A produção agrícola brasileira com certeza é responsável pelo maior volume na exportação, contudo, cada vez mais temos nos consolidado como importantes exportadores de aço bruto e laminado.

E é sobre isso que vamos falar hoje, sobre como a indústria do aço tem crescido e se tornando um dos principais ativos brasileiros no mercado internacional.

Boa leitura.

Consolidação e expectativas

Para termos uma ideia da representatividade do aço nas exportações brasileiras, apenas em 2019 foram exportados 12,8 milhões de toneladas, o que representou o décimo terceiro lugar no ranking de insumos mais exportados pelo nosso país.

O consumo interno foi de 18,5 milhões de toneladas, colocando a produção total de aço no ano de 2019 na casa das 32,2 milhões de toneladas brutas, o que é impressionante, mas ainda é só o começo.

O nosso maior comprador de aço no ano passado, foram os Estados Unidos da América, consumindo 68% do total exportado, mesmo em meio a intempéries diplomáticas e econômicas. A tendência é que para os próximos anos essa parceria seja ampliada.

O grande ponto positivo é o fortalecimento da indústria do aço como um todo, pois representa um importante ativo econômico para o país e ainda assim temos um consumo interno grande e crescente, pois o aço está presente no nosso dia-a-dia, sendo a espinha dorsal da construção civil.

Futuro promissor

Em 2020 vivendo momentos conturbados economicamente por conta da pandemia do novo coronavírus, mas a indústria do aço não parou, na verdade expandiu.

No mês de setembro foi registrado um aumento de 7,5% na produção comparados aos anos anteriores. Esses dados foram levantados pelo Instituto Aço Brasil, que ainda reiterou que a produção de laminados foi de 1,9 milhão de toneladas no mês de setembro, o que superou as expectativas iniciais, principalmente devido a que no início da pandemia a indústria operou com apenas 42% de sua capacidade.

Mesmo com esse revés, o setor conseguiu uma recuperação incrível e tem sido novamente um dos responsáveis pela retomada econômica do país, se mantendo firme no ranking das exportações. Isso se deve ao fato de que a indústria do aço brasileiro já está muito bem consolidada no mercado interno e externo, isso reforça a confiança da comunidade internacional no aço do Brasil.

Segundo Marco Polo de Mello Lopes, presidente do Instituto Aço Brasil, no mês de outubro, o índice de confiança alcançou 85,2 pontos, evoluindo 13 pontos na comparação com o apurado em setembro. “A rápida recuperação da atividade da indústria do aço elevou a confiança dos empresários do setor para patamares recordes em todos os indicadores de situação atual e de perspectivas”, afirmou Lopes.

Esses dados trazem muito otimismo para o setor, e que em 2021 tenhamos um ano muito mais proveitoso para o mercado do aço, assim continuaremos disponibilizando para vocês os melhores produtos feitos com aço de alta qualidade, colaborando assim para o fortalecimento da indústria e da economia do Brasil como um todo.

Conheça mais sobre nossas soluções em produtos de aço como arames galvanizados, gradil revestido em PVC Alta Aderência e muito mais.

A CJSilva Representações é referência na comercialização de produtos que seguem os mais altos padrões de qualidade e segurança, fale conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar no seu projeto.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *