Arame farpado ou liso? Qual o melhor para sua cerca?

Se você já precisou construir uma cerca para um terreno, obra ou mesmo para uma horta caseira, já deve ter pensado qual tipo de arame seria mais adequado.
É muito importante escolher o tipo de arame certo para ocasião, também observar a qualidade do material usado, pois a longo prazo, o barato pode sair caro.
Fique com a gente e descubra as características do arame farpado e do arame liso.
Boa leitura!
Arame liso e arame farpado, entenda as diferenças:
Normalmente o arame farpado é galvanizado, possui farpas muito cortantes, firmes, que não saem do lugar, fixadas e posicionadas a uma distância de 5” (125mm) uma da outra. São comercializados em rolos com 500, 400, 250 e 100m., com carga mínima de ruptura de 250 e 350 kgf. Por isso é muito indicado que se use o arame farpado em terrenos desnivelados, pois sua estrutura facilita a colocação mesmo com desníveis, curvas e outras irregularidades no solo.
Os arames farpados são fabricados com dois tipos de torção nas suas cordas, ou seja, existe o arame farpado de torção contínua e o de torção alternada. A vantagem da torção alternada uma vez feito a cerca, este tipo de torção evita o retrabalho de esticar novamente a cerca, que normalmente ocorre quando se usa o arame farpado de torção contínua.
O arame farpado Nelore Morlan atualmente é a melhor opção em arame farpado para construção de cercas, pois oferece alta resistência e durabilidade associada à maleabilidade e facilidade de manuseio. É mais utilizado para conter animais de médio e grande porte, pois evita as fugas, também afasta predadores.

Já os arames lisos para cerca, muito conhecido no mercado como Arame Ovalado, seu uso é adequado para terrenos planos, senão irregularidades no solo podem prejudicar a instalação, o que leva a uma proteção menor do local.
Para o produtor rural, o arame ovalado representa oportunidade de redução de custos, em comparação ao gasto com construção de uma cerca de arame farpado. Além disso, também representa uma oportunidade de aumento da lucratividade e produtividade, pois este tipo de cerca evita feridas no couro do animal – consideradas porta de entrada para infecções, parasitários que prejudicam o ganho de peso e geram maior custo com o manejo e por consequência, também previne cicatrizes que depreciam o valor do couro. No mais possui ótima elasticidade e é de fácil manuseio. Quando aplicado com a tensão correta e os espaçamentos justos entre os mourões, tem uma carga de ruptura (que é a força necessária para romper o arame) de até 700 kgf., por isso é uma ótima opção para cercar animais de grande porte que farão peso constante contra a cerca, sem que ela se rompa. Normalmente a carga de ruptura do arame liso ovalado é maior, pois o arame farpado tem em suas farpas a finalidade de causar incomodo ao animal, e isso por si só faz com que ele evite o contato com a cerca, ocasionando em menor incidência de rompimentos, minimizando os custos com manutenção da cerca.
A escolha entre arame farpado ou liso, vai variar de acordo com as necessidades e características do terreno e da propriedade, o que é imprescindível é utilizar arames feitos
com aço de qualidade.
Seja do arame farpado ou do liso, a Morlan tem uma linha completa que atende as mais variadas necessidades para pecuaristas, construtores civis e arquitetos. São rolos de arame feitos com aço galvanizado, com durabilidade e resistência comprovados e altamente recomendados.
Para o produtor rural, utilizar arames da Morlan nas suas cercas, significa diminuir consideravelmente seus custos e garantir que sua propriedade fique cercada por muitos anos, com pouquíssimos desgastes no material.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *