Uma história de forjada a ferro e fogo

O desenvolvimento do aço data de mais de 4000 anos atrás, e sem dúvida foi um dos adventos tecnológicos mais impactantes para história da humanidade. Até então, o bronze era amplamente utilizado para produção de armas, ferramentas e adornos, mas com a chegada do aço, um mundo de possibilidades foi aberto. Armas mais fortes, ferramentas mais versáteis, utensílios domésticos, tudo isso começou a ser produzido com o aço num ritmo e escala muito acima do que o bronze permitirá. Isso viabilizou construções mais robustas e seguras, desenvolvimento militar gigantesco e estabeleceu novos padrões de qualidade para as produções. Foi realmente uma revolução que fez com que as tecnologias avançassem bem mais rápido. No século XIX, Henry Bessemer revolucionou mais uma vez, quando descobriu uma forma eficiente de reduzir os níveis de carbono no aço usando oxigênio, isso tornou o aço mais resistente e praticamente fez nascer a indústria siderúrgica moderna.
A espinha dorsal do mundo
Com essa inovação trazida por Bessemer, o século XX foi onde o aço se estabeleceu como protagonista inquestionável. Presente nas construções civis de todo mundo, as armações de aço viabilizaram empreendimentos maiores. Empire State Building em Nova York é um edifício imponente que só foi possível a partir da evolução tecnológica da produção do aço. Fora todos os outros lugares em que o aço está presente no nosso dia-a-dia que nem nos damos conta. Até o cimento é produzido a partir de resíduos da fabricação do aço. Ou seja, sem o aço, tudo que temos hoje em conforto e segurança nas nossas casas e nossas cidades, não seriam possíveis.
Trefilação, uma transformação além
Podemos dizer que o aço viu mais uma transformação relevante em sua história, quando o processo de trefilação ou trefilagem começou a ser aplicado. O processo consiste em passar a peça de aço através de um maquinário chamado de fieira, que vai comprimir a barra lateralmente enquanto aumenta seu comprimento longitudinal, com objetivo de formar fios de aços, amplamente utilizados para fazer arames, fios de cerca elétrica, grampos, cordas de instrumentos, e uma infinidade de outras aplicações que vamos trazer aqui no blog num futuro.

Por ora, é importante entender como a história do aço é repleta de transformações que causam um impacto estrondoso no desenvolvimento da humanidade, e por isso temos tanto orgulho e trabalhar com esse material e proporcionar a nossos clientes produtos feitos com aço de qualidade para os mais diversos fins.

Assim como o aço transformou a história da humanidade, nosso foco é transformar seus projetos, elevando o nível de segurança e qualidade com produtos em aço galvanizado e ou GRADIL revestidos em PVC Alta Aderência, estritamente dentro das normas regulamentadora.

Fale com a CJSILVA e tenham total Segurança em seus projetos, excelência presente nas nossas vidas até nos lugares inesperados.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *